Laboratório de Geoprocessamento

 

     O laboratório de geoprocessamento do campus da FURG São Lourenço do Sul possui 30 modernos computadores, que proporcionam a utilização individual por parte dos estudantes durante as aulas, especialmente das disciplinas de Introdução ao Sensoriamento Remoto e Sistema de Informação Geográfica, ambas oferecidas ao curso de Tecnologia em Gestão Ambiental. 
     Este laboratório atende também os demais cursos oferecidos no campus: Agroecologia e Educação do Campo. O laboratório conta ainda com projetor e tela multimídia que facilitam o ensino de métodos e técnicas de processamento digital de imagens e de análises espaciais vinculadas ao Sistema de Informação Geográfica.
 
 
 

Laboratório de Química Ambiental

 

     O Laboratório de Ensino de Química Ambiental (LEQuiA) foi idealizado em 2010 junto com a criação do curso de Tecnólogo em Gestão Ambiental do Campus de São Lourenço do Sul pelo Instituto de Oceanografia - FURG. Hoje, o LEQuiA atende às atividades de ensino do curso Tecnólogo em Gestão Ambiental especialmente no que concerne as disciplinas de Química Ambiental e Equipamentos de Avaliação Ambiental. No entanto, com a ampliação do Campus de São Lourenço do Sul e implementação de novos cursos, o semestre que vem o LeQuiA  também atenderá o curso a saber: Bacharelado em Agroecologia, especialmente as disciplinas Fundamentos de solos e Ecofisiologia Vegetal Aplicada.
     Atualmente, as atividades desenvolvidas no LEQuiA são exclusivamente voltadas para o ensino, mas em um futuro bastante próximo espera-se que esse laboratório também possa  ser palco para o desenvolvimento de atividades de pesquisa a serem realizadas pelos alunos de iniciação científica dos cursos, especialmente àquelas relacionadas às áreas de atuação do gestor ambiental, sobretudo no que concerne a qualidade das águas e seu monitoramento.

Desenvolvido por Luís Carlos Bosenbecker

e-mail: lcb-1993@outlook.com